segunda-feira, 27 de julho de 2015

#19 Por que eu amo Red Hot Chili Peppers?



Serei curto e grosso: não vou contar nesse post a história da banda, como eles chegaram ao sucesso e blá blá blá! Clique aqui se te interessar. Conheci o Red Hot Chili Peppers em meados de 2012 quando eu estava passando pela minha cura pessoal intelectual. Antes de me converter ao rock, ouvia sertanejo bruto e era da turma da modinha, até que um dia, por acidente aliás, ouvi umas baladas do Bon Jovi. Nas pesquisas relacionadas, cheguei ao RHCP, ouvindo a recém lança b-side, Pink As Floyd do álbum I'm Beside You. Cito abaixo minha lista pessoal com os, para mim é claro, melhores singles dessa banda. Em cada um deles será explicado o motivo das letras ou as melodias tocarem na alma. Espero que os fãs gostem.

10. Californication (1999 - Californication)

Certamente, Californication não poderia deixar de faltar nessa lista, não apenas por ser a música mais popular da banda, mas por ter uma melodia inconfundível, um baixo bem trabalhado de Flea, o início da nova fase de voz do Anthony Kiedis e da recuperação musical e pessoal do guitarrista John Frusciante. A música também marca por sua letra que faz uma crítica sobre o que a informação e a vaidade vendidos podem afetar na vida das pessoas. Sem dúvida, um grande sucesso do rock mundial com quase 172 milhões de visualizações no YouTube e que por muito tempo vai continuar marcando gerações.




9. Look Around (2011 - I'm With You)

Look Around, na tradução livre significa "olhe ao redor". É uma balada muito boa de se ouvir e que andando na rua, me arrisco a balançar a cabeça. Não apenas pelo notório baixo, mas pela melodia incoparável que essa música possui. A alegria dessa música é penetrável já em seus primeiros toques no fone de ouvido. Alegria, aliás, é a palavra chave na letra da música. Alegria e muita agitação. Apesar de minha música favorita da banda ser outra, o clipe de Look Around é mais legal já feito, ao meu ver.




8. The Adventures Of Rain Dance Maggie (2011 - I'm With You)

Corro o risco de estar sendo injusto com meu ego colocando Maggie nessa posição, mas o fato dela ser lembrada já conta. Obviamente ela precisa ser lembrada, pois suas notórias 59 milhões de visualizações no YouTube só podem indicar uma coisa: sucesso. E que sucesso! Josh Klinghoffer faz jus á sua entrada na banda em seu solo no meio da música: um solo folk, um pouco sombrio, que nos remete aos tempos de Blood Sugar Sex Magik. A letra também nos remete a felicidade de uma balada, aparentemente na chuva, com alguém que mais se gosta.




7. Ethiopia (2011 - I'm With You)

A razão da existência do Perdido na Etiópia é essa música. Gosto muitíssimo de Ethiopia, não só pelo baixo de Flea, a voz de Anthony, a beteria de Chad ou o solo de guitarra de Josh no fim, não, não apenas por isso. No cabeçalho do nosso blog temos uma passagem dessa música, que fala de amor, felicidade e família e nos traz a esperança de que alguma coisa boa virá ao nosso encontro, só precisamos olhar por nossa porta.




6. Wet Sand (2006 - Stadium Arcadium)

Você não forma na areia molhada/ Você não forma em nada/ Eu formo, sim. Este pequeno trecho de Wet Sand me remete á um passado não muito distante, no meu penúltimo namoro. Esse trecho me diz pessoalmente o que aquela pessoa significa ao mundo: nada! Mas não é só em mágoas que Wet Sand remete-me. Ao final, John Frusciante nos coroa com um solo de arrepiar, capaz de trazer ao fio da memória as mais variadas lembranças na alma de quem escuta.




5. Your Eyes Girl (2013 - I'm Beside You)

Your Eyes Girl é uma música bastante controversa. Certo de que depois da saída do John em 2009 e com a entrada do Josh, a banda tomaria outros rumos, essa música mostra a nova essência dos Chili Peppers misturada com seus "retalhos" musicais. Só pela melodia psicodélica ela merece estar aqui, mas não posso deixar de citar o amor entrelaçado na letra. 




4. Goodbye Hooray (2011 - I'm With You)

Ao término do meu último namoro eu sintonizei Goodbye Hooray. Essa música é minha companheira nas despedidas e sua letra mostra que nem todo adeus é realmente um adeus! Flea surpreende o mundo com o solo de baixo na música, fazendo desse fato a característica dessa deliciosa bagunça musical. Te vejo bem depois / Adeus, Hooray.




3. Desecration Smile (2006 - Stadium Arcadium)

Outra música extremamente fodástica que me acompanhou ao término do meu conturbado penúltimo namoro. Essa música me define naquela situação logo em seu começo: Sentindo-me só mas não estou sozinho / Outra garota ruim para minha saúde / Eu vi tudo isso através de uma outra pessoa, e eu... Além da letra, a melodia tristonha também toca na alma, principalmente com os vocais aguçados de John Frusciante.




2. Turn It Again (2006 - Stadium Arcadium)

Se tem algo pelo qual os Chili Peppers foram e são reconhecidos é pela mistura de sons. Rock, misturado com um pouco e punk e mais uma pitada de heavy metal em algumas canções. Não existe outra música que se assemelhe em ritmo e melodia a Turn It Again. A música é uma mistura excessiva de todos os ritmos anteriores que citei. Começa no estilo punk, evolui para rock e no final, um heavy metal digno, com o solo de guitarra mais insano da história! A letra é uma lição de vida, não nos deixando esquecer que em cada novo tropeço das nossas vidas, é necessário começar outra vez.




1. Dani California (2006 - Stadium Arcadium)

Quem me conhece, sabe que sou eclético e gosto de muitas coisas variadas, não parando em uma por muito tempo. Quando comecei a ouvir rock, tive umas quatro ou cinco músicas favoritas, até que naquele abençoado 2012, essa história de amor e aventura mais linda que Crepúsculo entrou em minha vida. Foi logo tomando o posto de minha favorita e nunca mais saiu de lá. Sabe aquela música que nós amamos sem motivos, que o corpo arrepia dos pés até o último fio de cabelo? Dani provoca isso em mim. E fatídico a minha necessidade de ouvi-la todos os dias. Um dia sem Dani California em minha vida, é um dia perdido. É impossível explicar mais do que isso! Dani California é minha sacerdotida e eu sou seu sacerdote. 55 milhões de visualizações no YouTube é pouco!

 


Bônus. Brendan's Death Song (2011 - I'm With You)

Quando meu pai faleceu ano passado, além de Goodbye Hooray, Death Song também foi minha companheira na hora da dor. A música começa melancólica, mostrando para que serve ao mundo. A medida que ela vai evoluindo, o ritmo vai ficando mais rápido, tendo isso significância em minha vida: os dias que se seguiram a morte do meu velho foram melancólicos e tristes. Mas com a chama da fé e da esperança acesas em mim e na letra dessa música eu pude reencontrar-me com a paz e com a alegria que vão emergindo até o fim da canção.




Viciados em drogas e com vidas totalmente medíocres no início da década de 80 quando começaram a cantar, os Chili Peppers gravaram e gravam até hoje, nas letras e nas melodias de suas músicas, os mais escuros e sinceros sentimentos. Há nessas músicas histórias de vidas que se foram, que estão e que virão. Sem dúvida alguma uma das melhores bandas de rock do mundo. A melhor pra mim. Não posso deixar de citar aqui outros grandes sucessos da banda que tocam em mim, casos de I Could Die For You, Can't Stop, By The Way, Fortune Faded, Blood Sugar Sex Magik, Monarchy Of Roses, Save The Population, Tell Me Baby, Snow, This Is The Kitt e muitas e muitas outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário