segunda-feira, 20 de julho de 2015

#16 Todo dia é dia do amigo

A data era 26 de maio de 2014. Ao fazer uma ligação para o antigo número do meu pai um policial atendeu. Ele disse uma das coisas que mais temia ouvir na vida: "infelizmente seu pai faleceu num acidente." Recordo-me de que perdi o chão. Entrei em estado de choque, literalmente caí em lágrimas. Me recusava a aceitar e acreditar no que havia acabado de ouvir. No chão, mãos me levantaram e braços me acolheram, trazendo-me parte da razão e um pouco da calma.  Durante as horas seguintes eu descobri que na dor que sentia, as últimas coisas que queria ouvir eram aquelas "palavras-praxes": "seja forte, tudo ficará bem, vai passar..." Não precisava daquilo, eu precisava de abraços! Abraços sim transmitem força, abraços dizem com toda a sinceridade que lá na frente tudo realmente ficará bem e tudo (ou quase) irá passar. Os braços dos meus amigos que não fugiram, que vieram me consolar com seus afagos me molduraram naquela superação que consegui.



Naquele dia descobri quem são aqueles com quem terei uma dívida eterna, talvez impagável até. Mas eu sou mais um "pensadorzinho meia-boca" a dizer o quanto a amizade é importante e necessária para nós. Limito-me á dizer que todos os dias é dia do amigo! Quando se quer dividir alegrias e tristezas, afetos e desafetos e uma porção de outras coisas, um amigo é mais do que essencial. 



Amigo é aquela pessoa que coloca suas dores em segundo plano e vai dividir a dor do amigo dele com ele. Amigo é verbo! Chorar, rir, pular, gritar, dançar, brigar, cantar, reconciliar... A amizade é uma coisa complicada demais para se explicar porque ela supera até mesmo o sentimento que chamamos de amor. Existem muitos poemas, poesias, versos e frases sobre o amor, porque esse sentimento é mais fácil de ser processado. A amizade envolve muito mais coisas! É um sentimento necessário para se viver, com certeza é a razão para alguns existirem.



Grandes pensadores como Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e tantos outros traduziram a amizade, cada um em sua particularidade. Todos são capazes de fazer isso também. Alguns com palavras, outros com gestos maiores. Eu agradeço muito á Deus pela existência de todos os meus amigos.



Pode até parecer que não, mas quando eles precisarem, estarei sempre com eles. Nas horas tristes e alegres, na bonança e na escassez. Até que a morte nos separe!

Amigo
Aprigio Barcelos

Amigo, não me importa que não tenhas estudo, E que não tenhas frequentado uma Faculdade! Não me importa também, se fores um doutor, Não estou interessado no teu diploma! Não me importa que tenhas a mão calejada, E a fronte suada de um trabalhar sem fim! Não me importa que sejas um jogador, Ou que tenhas a mão de um banqueiro, Não estou interessado no teu dinheiro! Não me importa que estejas na cadeia, Cumprindo pena pelo teu erro! Na cadeia ou fora dela, Eu irei te visitar! Não estou interessado no teu crime! Não me importa que tenhas família, Que tenha filhos, ou que tenhas mulheres! Não me importa também, Que não tenhas ninguém por ti, Que seja um abandonado ou um solitário! Não estou interessado no teu passado! Amigo, Eu quero te oferecer a minha mão amiga, Para quando não tiveres um amigo, Você possa contar comigo! Eu quero te oferecer o meu perdão! Para quando tu não souberes perdoar, Eu possa perdoar por ti! Estou interessado na tua sensibilidade, No teu íntimo, nas tuas horas amargas e tristes! Para eu poder te dizer, uma palavra amiga! E quem sabe dividir meu pão contigo! Estou interessado nas tuas lágrimas, Quando choras a perda de um ente querido! Quero que sintas nos meus olhos, A sinceridade, o afeto e o amor! Saibas perdoar, pois perdoando, Estarás bem perto do filho de Deus! Que mandou perdoar, Quantas vezes necessário fosse! Eu quero poder te ouvir, Para podermos entender o teu problema! Eu quero falar, e quero que me ouças! Quero que sintas a minha mão, E não penses que a ofereço a ti, Interessado em alguma coisa! Não amigo, a minha mão, é o símbolo da amizade, da fraternidade e do amor, Que tudo dá, e nada pede em troca! Amigo, Eu ofereço a minha amizade, Sem precisar retribuir! E se precisar de mim, Me mande um recado, Pelo tempo ou pelo vento, Pela noite ou pelo dia, Pela chuva ou pelo sol, Que eu saberei te ouvir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário