domingo, 7 de fevereiro de 2016

#31 Alguns filmes que fazem pensar

Ah, o que seria de nossas vida sem um bom filme no fim de semana? Uma boa dose de uma ficção para nos tirar um pouco da realidade que nos cerca ou, talvez o contrário, nos fazer refletir muito mais sobre o mundo ao nosso redor... Sim, isso é bom. No mundo atual, há uma vasta lista de opções para que possamos ter o nosso entretenimento no quesito cinematográfico. Filmes de heróis, robôs gigantes e pessoas de outro planeta sempre lideram as bilheterias mundo afora. Mas existem também filmes que foram feitos sob medida para provocar em nossas mentes indagações das quais pouco nos importamos. É pensando nisso que listo aqui alguns filmes que fazem com que, no fim da sessão, pensemos acerca daquilo que provoca, que choca, daquilo que você e eu pouco nos importamos. A lista contém uma básica sinopse do filme em questão. O indagamento que ele pode provocar em sua mente... Bom, só você mesmo assistindo para saber.


O Ultimato Bourne




Terceiro filme da saga sobre um homem que tenta descobrir quem ele é e porque está sendo caçado. Tudo que ele sabe é que seu nome é Jason Bourne e precisa ir para Washington descobrir toda a verdade. Quando chega lá, a verdade pode ser pior do que ele imaginava.
(De Paul Greengrass, 2007, 116 minutos, Universal)


Clube da Luta



Um homem tenta encontrar algum sentido plausível em sua vida, considerada por ele mesmo monótona e desprezível. Ao conhecer um homem totalmente diferente do que ele pode ter visto, ele começa a enxergar com crueldade que sua vida era muito pior do que ele julgava ser.
(De David Fincher, 1999, 151 minutos, 20th Century Fox)


Matrix




Tudo ao nosso redor, até nós mesmos... Nada passa de uma ilusão criadas por máquinas que destruíram o nosso mundo como o conhecemos. Existe uma esperança de salvar o mundo, ou que restou dele, de tal amaça mas fazer com que essa esperança se concretize pode ser muito mais complexo do que se imagina. 
(De Andy e Lana Wachowski, 1999, 150 minutos, Warner Bros)

Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro



Continuação do arrasa quarteirão nacional, essa sequência é muito mais impactante que o filme de origem. Agora tendo um alto cargo na política policial carioca, o protagonista da série descobre o que há de mais podre nos políticos do Brasil. Quem já está acostumado com o noticiário repleto de notícias sobre corrupção, irá desconfiar de qualquer boa ação após ver este filme.
(De José Padilha, 2010, 115 minutos, Zazen Produções)


A Lista de Schindler




Um membro do partido nazista dá uma aula de humanidade em plena segunda guerra mundial. Numa Polônia tomada por judeus que são maltratados e mortos a sangue frio, um homem acima de qualquer suspeita gasta toda sua fortuna para manter o maior número possível de judeus vivos. Um filme baseado em uma história real que fará você repensar se todos os alemães da segunda guerra mundial apoiavam aquelas ideias.
(De Steven Spielberg, 1995, 195 minutos, Universal)


Filhos da Esperança



Esse filme apocalíptico mostra de forma, exagerada até, o quando os seres humanos são frágeis e fortes ao mesmo tempo diante de acontecimentos tão impactantes. Por dezoito anos, nenhuma mulher no mundo conseguiu engravidar. Aceitando que seu destino é a extinção, a raça humana se vê num mundo rodeado pela guerra, até que uma fina camada de esperança surge... Mas pode ser tarde, pois todos no mundo já aceitaram seu fim.
(De Alfonso Cuarón, 2006, 114 minutos, Universal)


Interestelar



A Terra está morrendo. Em alguns anos será impossível viver aqui porque a nossa atmosfera irá nos sufocar. Diante desta premissa, um grupo de astronautas parte universo afora em busca de uma esperança para a raça humana. Na Terra, muitas questões são levantadas acerca do espaço que nos rodeia. Um filme complexo para se resumir em poucas palavras.
(De Christopher Nolan, 2014, 169 minutos, Warner Bros)


V de Vingança



Impactante e imprevisível, um anônimo usando uma máscara ameaça o governo conservador que controla as pessoas e a mídia a todo custo. Com a ameaça, tudo pode se desestabilizar e controle sob a população começa a ser perdido.
(De James McTeigue, 2005, 133 minutos, Warner Bros)


Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)




Um renomado artista de teatro da Broadway se vê sem inspiração para levar a arte de atuar adiante e procura penalizar a si mesmo por não ter sido uma pessoa melhor. Diante disso, começa a procurar desesperadamente um sentido para sua vida.
(De Alejandro G. Iñárritu, 2015, 119 minutos, 20th Century Fox)


Whiplash: Em Busca da Perfeição



Um jovem solitário tem um grande sonho: ter seu nome gravado na história do jazz. Mas para isso, precisa lidar com um implacável, rígido e exigente maestro de orquestra que busca muito mais do que músicos talentosos. O rapaz vai descobrir seus próprios limites de forma angustiante.
(De Damien Chazelle, 2015, 107 minutos, Sony Pictures)

Essas são apenas algumas da grandes produções que nos fazem pensar o mundo ao nosso redor. Não são as únicas, mas as mais marcantes para mim. Outras grandes produções como Gravidade, Doze Anos de Escravidão, A Paixão de Cristo e Perfume com certeza deixarão o senso crítico de quem os assistir aguçados depois da sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário