sexta-feira, 15 de abril de 2016

#38 Estação Nerd: A injustiça sobre Batman vs Superman

O texto a seguir contém spoilers de Batman vs Superman. Leia por sua conta e risco.




Infelizmente a constatação é óbvia. Em 2009, quando comprou a Marvel, a Disney começou sem querer uma "maldição" sobre pessoas que são 'fãs' de filmes de super heróis. Agora, segundo a crença popular de quem os vê, todo filme de super herói precisa de um momento cômico ou trocadilho se não ele não presta, perde a graça! Santa paciência! 

Como se já não bastasse viver na era da "imbecivilidade", como se não bastasse ter que ouvir todos os dias que o PT é o único culpado pela zona que o Brasil está, resolveram dar pitaco no meu sagrado entretenimento. Sai zica!




O que venho dizer é o seguinte: os críticos e os haters estão de parabéns pela campanha "anti" que fizeram contra Batman vs Superman. Para os 'intelectuais' (diga-se de passagem), faltou humor no longa, houve muito fanservice, Lex Lutor era um jovem louco sádico e a cena em que o Batman hesita em matar Kal-El só porque a mãe dele também chama-se Martha foi simplesmente patética. Alto lá!




Primeiramente, muita gente carece de saber: A DC não é colorida como a Marvel, não. A DC é sombria, debate questões que os seres humanos costumam omitir, mostra sangue de verdade, briga de verdade, porrada de verdade. Não que a Marvel não tenha e isso e muito menos que eu não goste. Sou fã assíduo da Marvel, mas seu universo cinematográfico é todo suavizado, todo bem elaborado por causa das crianças que o assistem. A DC fez um filme pra adultos em BvS. Bingo!






Quem leu a história original de Frank Miller, quem assistiu a espetacular animação, quem sabe da história de fato saiu da sala de cinema muito mais que satisfeito, saiu com vontade de voltar pra ver de novo. Foi um filme feito pra fãs que querem service, ora, aceitem que dói menos.

O filme não é de ação desenfreada para ter alívio cômico, o filme trata da batalha entre os dois heróis mais conhecidos e amados da história, não há espaço pra brincadeira, porque desde o inicio a briga se mostra séria, é uma briga sobre honra, conduta, ética, moralidade. É uma briga sobretudo por justiça.

Não pense que a batalha entre os dois se resolve em "Sua mãe se chama Martha? Legal, fera, não vou te matar, vamos ser BFF's." Não. NÃO! 

No momento em que está com a lança na mão, pronto para matar o Superman e no momento em que o mesmo diz "Salve a Martha", Bruce Wayne se sentiu sujo, se viu no lugar de Joe Chill, o grande vilão de sua vida, o homem que matara seus pais. Ao ver seu algoz aceitando a morte, mas ao mesmo tempo suplicando para que ele salvasse sua mãe, o Batman viu a imagem do seu pai estirado no chão com o ultimo pedaço de vida sussurrando... "Martha, Martha..." Complicado entender?





Batman vs Superman provou ser muito mais do que 'mais um' filme de super herói. É um filme feito para pensar, refletir, se apreciar uma obra bem trabalhada e bem feita. Ou, como pode-se usar das palavras de Lex Lutor: "esse é um filme grandioso de mais para mentes pequenas."

Por falar em Lex, o vilão de Jesse Eisenberg é perfeito, por mais que os haters tentem desmerecer, sabe porquê? Por mais que a versão original do personagem seja fantástica e caricata, essa nova versão mais jovem e sádica chega para dar um "up" no personagem, mostrando que a DC não vai sempre apostar no 'mais do mesmo.'

Ponto para nós, verdadeiros fãs.



Nenhum comentário:

Postar um comentário